Outras Notícias

 

 

Premiações

Prêmio Concurso ANPOCS 2015 para Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais a Andrea Soledad Roca Vera.

 

Aos vinte e nove dias do mês de outubro de dois mil e quinze, realizou-se na cidade de Caxambu, Minas Gerais, a reunião do Júri do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais – Edição 2015. A reunião contou com a presença dos professores Emerson Alessandro Giumbeli (UFRGS), John Comerford (MN/UFRJ), Lucio Rennó (UnB), Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA), Marcos Ferreira da Costa Lima (UFPE), Maria Rosário Gonçalves de Carvalho (UFBA), Renato Perissinotto (UFPR), Ricardo Silva (UFSC) e Roberto Véras de Oliveira (UFPB) que estiveram reunidos nas dependências do Hotel Glória, na sala A, durante o 39º Encontro Anual da ANPOCS.

 

O júri indicou como vencedor o trabalho:

Catástrofe, violência e estado de exceção: memórias de insegurança urbana após o terremoto de 2010 na cidade de Concepción, Chile 
PPG Sociologia - USP 
Autor(a): Andrea Soledad Roca Vera 
Orientador(a): Vera Telles

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Capes de Tese 2015 - Menção Honrosa a Maria Caramez Carlotto

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Secretaria Executiva dos Órgãos Colegiados

Brasília, 31 de agosto de 2015

É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) outorga a Maria Caramez Carlotto , Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Sociologia pela tese “Universitas semper reformanda? A história da Universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da estrutura social” , defendida no ano de 2014, sob a orientação de Sylvia Gemignani Garcia, do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da USP.
Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.
O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2015, seção 1, páginas 23 a 27, Portaria n° 109, que se encontra anexa. Menção Honrosa constitui-se de certificado, conforme especificado no Edital nº 08/2015, publicado no DOU de 09/04/2015.
O evento de entrega dos prêmios:
-em Brasília, dia 10 de dezembro de 2015, na sede da CAPES, às 18 horas.

Contatos: premiocapes@capes.gov.br

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prêmio Capes de Tese 2014 - Menção Honrosa a André Oda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 2, o resultado do Prêmio Capes de Tese, edição 2014, outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2013 e selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro de 2014, em Brasília.

Acesse a página com o resultado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudante da pós USP escolhida na Competição Mundial Jovens Sociólogos da ISA (Associação Internacional de Sociologia)/ UNESCO


 

Socióloga brasileira está entre os escolhidos na Competição Mundial Jovens Sociólogos organizada pelo ISA (Associação Internacional de Sociologia)/ UNESCO

 

Refletindo sobre as Redes Sociais, imagens e novas formas de integração social a aluna da pós-graduação da USP, Isabelle Anchieta _orientanda da professora Maria Arminda Arruda do Nascimento_ foi escolhida com outros sete doutores e doutorandos na Sexta Competição Mundial de jovens sociólogos convocada pela Associação Internacional de Sociologia , com apoio da UNESCO . Foram primeiramente selecionados 120 artigos centrados em problemas socialmente relevantes entre pesquisadores de instituições de ensino em todo o mundo, formados há menos de 10 anos.

Em seguida 8 foram premiados sendo a doutoranda a única brasileira a estar entre os ganhadores. Isabelle receberá a menção honrosa durante o XVIII Congresso Mundial de Sociologia que ocorre em Yokohama, Japão, em julho de 2014.


Intitulado “A sociedade de rostos” o artigo de Isabelle trata da crescente importância da imagem humana_ e sua circulação nas redes sociais_ como uma nova forma de luta por reconhecimento e integração social no séc. XXI. Para a reflexão selecionou como estudo de caso o drama das mulheres sem rosto do Paquistão, que sofreram a desfiguração por meio de ácido por seus companheiros e o impacto de suas imagens nas redes sociais brasileiras. Seu objetivo era demonstrar como a violência contra a expressão mais visível da identidade social, o rosto, promove uma comoção que supera fronteiras étnicas, raciais, sexuais e culturais, instaurando a ideia de Humanidade. 


Em um trecho afirma: “Trata-se de um processo social que aponta mudanças nas relações de poderes _ em que os indivíduos começam a questionar a soberania dos Estados-nação e inclusive de sua cultura local, em defesa de algo que nos transcende e nos une: a humanidade. Ideia que tem ganhado materialidade e força através de organizações internacionais e na crescente demanda por Direitos Humanos. Dados que indicam um nova tendência global nas relações humanas, uma nova forma de luta por reconhecimento, identificação e integração, que tem curiosamente como motor a aceleração da individualização. Momento em que todos tratam se ser vistos, ouvidos e lidos em um novo ambiente global onde a imagem do rosto passa a ser a expressão mais aguda do direito de individualização. A face parece ser a imagem dessa nova ordem de socialização e integração pós-nacional”. 


Atualmente a doutoranda conclui sua tese intitulada de “A Sociogênese da Imagem da Mulher no Ocidente, após a Descoberta da América” para o programa de pós-graduação em Sociologia da FFLCH, da USP. A aluna tem mestrado em Comunicação Social pela UFMG e atuou como professora de Jornalismo Cultural na Universidade Mackenzie/SP, Newton Paiva/BH e como jornalista para a Rede Globo Minas e repórter para a TV Cultura. 

Contatos: 

Prorrogação - Seminário Discente do PPGS-USP

Caras e Caros,

A comissão organizadora do III Seminário Discente do PPGS-USP adiou o prazo de entrega de resumos e de propostas de ST's (Novo prazo vai até dia 24/07). A nova data de realização do evento será de 19 a 21 de setembro. Segue em anexo o edital de chamada com as mudanças. Compartilhem. Obrigado."

Informações completas aqui.

 

Resultado - Aluno Especial - 2° Sem. de 2017

 

Matrícula

 

Local: Serviço de Pós-Graduação - Prédio da Administração, Rua do Lago 717, sala 118,

Horário: Das 09 às 17 horas.

Período: 17/7 à 21/7/2017.

Taxa de matrícula: R$ 30,00 (UNESP e UNICAMP não pagam taxa)

Documentos exigidos: consultar o site pos.fflch.usp.br

Obs.: O candidato estrangeiro deverá apresentar o RNE no período de matrícula.

 

Ana Bastos Lima

Eliana Ferreira Elias

Geni Aparecida Marques

Julia Coelho Brandão 

Marcel Maggion Maia

Maysa Dias Garcia

Samir Luna de Almeida (aprovado em 3 disciplinas)

Simone Cristina Dantas Miranda

Thor Saad Ribeiro

William Gonçalves de Siqueira

Mariana Mazzini Marcondes

Gabriel Moreira de Santana

Fernando Mader Gisi

Fernando Reveilleau Teixeira (aprovado em 2 disciplinas)

Mateus Castilha

Viviane Lima Ferreira

Marcelo Rafael Marques de Castro

Juarez Martins de Queiroz Júnior

Mariana Monti Paolin

Marianna Dias Victor Holanda

Gabriel Moreira de Santana

Beatriz Rodrigues Silvério

Fabiana Nunes de Oliveira Silva

Mário Jorge Barreto Ribeiro

Fabrízio Pereira Franco

Mario Machel ambrosio
Yasodhara P.L.Soares
Luciana Miguel Ferrari

 

 

 

Processo Seletivo do PPGS-USP 2018

 

Clique aqui para visualizar a página do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.