Seminário Temático “Sociologia, política e história” - 19/08 a 27/11/2013

Ciclo de debates de pesquisas em sociologia política e sociologia histórica

Professora Responsável: Angela Alonso

Monitora: Catalina González Zambrano

Objetivos:

O seminário visa discutir textos resultantes de pesquisas em andamento, tanto de professores quanto de alunos de pós-graduação, nos campos da sociologia política e da sociologia histórica.

Funcionamento:

As sessões acontecem às quartas-feiras, das 17:30 às 19:30, sala a definir.

A cada sessão haverá um expositor e um debatedor, contando com 15 minutos cada, para apresentação e comentário. Em seguida, abre-se o debate.

O seminário pretende ser um meio de aperfeiçoamento dos textos apresentados e, por isso, conta-se com sua leitura prévia pelos participantes de todos os papers, que devem ter no máximo 25 páginas (espaço 1,5).

Supõe-se que os apresentadores de paper participem das demais sessões do semestre.

Os textos serão previamente postados no site da pós-graduação e encaminhados aos participantes regulares por email.

Os interessados em participar como assistentes neste semestre ou como expositores ou debatedores no primeiro semestre de 2014 podem escrever para Catalina Zambrano (cgz@usp.br).

Agenda:

19/8 (segunda-feira) Conferência André Botelho (IFCS/UFRJ). Entre arquivos e interpretações. Oliveira Vianna e a sociologia política no Brasil. 17:30. Sala 14.

26/8 (segunda-feira) – Conferência Monica Schpun (CRBC/Mondes Américains – EHESS Paris). Os imigrantes japoneses em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial. 17:30. Sala 118.

18/9 – Conferência Peter Wade (Departamento de Antropologia Social/ University of Manchester). Geneticizando a raça, racializando a genética: dilemas éticos em um projeto etnográfico sobre laboratórios de genoma latino-americanos.  17:30. Sala 12.

2/10 – Flávia Rios (PPGS-USP).  Mobilização Negra no Processo Constituinte. Comentador: Prof. Brasilio Sallum Jr (PPGS-USP).

16/10 – Rodrigo Cerqueira (pós-doutorado FFLCH-USP). Mocidade ajuizada: sobre a função dos protagonistas em O crédito e O demônio familiar, de José de Alencar. Comentador: Profa. Angela Alonso (PPGS-USP).

30/10 – Matheus Gato de Jesus (PPGS-USP). O "massacre de libertos" dia 17 de Novembro de 1889 em São Luis do Maranhão. Comentador: Prof. André Botelho (IFCS/UFRJ).

13/11 – Edison Bertoncello (PPGS-USP). Classe social, cultura e escola: os mecanismos de bloqueio à mobilidade social. Comentador: Profa. Débora Maciel (UNIFESP).

27/11 – Carlos Eduardo Dias (PPGS-USP). A socialização da elite imperial no Segundo Reinado: os casos do Colégio Pedro II, do Colégio Culto à Ciência e do Ginásio Baiano. Comentador: Alexandro Paixão (Pós-doutorado UNICAMP).