Conferência – LAPS: "Gênero, trabalho e identidades nos salões de beleza" - por Luz Gabriela Arango Gaviria - 08/05/2014

Atividade complementar à disciplina "Trabalho: convergências disciplinares e desafios teóricos contemporâneos"

Apresentando achados e discutindo interfaces no campo do trabalho

dia 8 de maio – 17:30 – 19:30h

“Gênero, trabalho e identidades nos salões de beleza”, por

Luz Gabriela Arango Gaviria

Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de Colômbia.

Doutora em Sociologia da École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris.

Pesquisadora nas áreas dos estudos de gênero e trabalho, educação superior, desigualdades sociais.

Autora dos livros: Mujer, religión e industria (1991) e Jóvenes en la Universidad. Género, clase e identidad profesional (2006). Co-autora dos livros: El trabajo y la ética del cuidado (2011); El Género: una categoría útil para las ciencias sociales (2011); Desasosiegos. Relaciones de género en la educación (2010), Historia de las Mujeres en España y América Latina (2006), entre outros.

Textos de apoio (e que ficarão disponíveis no nosso site):

Arango, L. G. “Género, trabajo emocional y corporal en peluquerías y salones de belleza” in La manzana de la discordia, Enero - Junio, Año 2011, Vol. 6, No. 1: 9-24

Arango, L. G. & Pineda Duque, X. A. "Género, trabajo y desigualdades sociales en peluquerías y salones                             de belleza de Bogotá", manuscrito não-publicado, 23 pp.

Nadya Araujo Guimarães