Conferência: “A questão criminal no Brasil Contemporâneo” - Profa. Dra. Vera Malaguti Batista - 29/4/13


Pesquisadora do Grupo Epos - Genealogia, Subjetivações e Violências (IMS/UERJ), Secretária-Geral do Instituto Carioca de Criminologia e diretora da Revista Discursos Sediciosos – Crime, Direito e Sociedade, a socióloga tem uma larga trajetória de pesquisa sobre a questão criminal no Brasil contemporâneo,  explorando temas como o encarceramento em massa e a política de drogas, a partir da perspectiva da criminologia crítica. Atualmente, integra a Rede de Pesquisas Juventudes, Subjetivações e Violências. É autora de “O medo na cidade do Rio de Janeiro: dois tempos de uma história” (2003), onde problematizou o medo como instrumento de controle social, sendo referência obrigatória para a reflexão crítica sobre as formas contemporâneas da política de segurança pública.

 

De sua produção recente destacamos o artigo “O Alemão é muito mais complexo” (2012), onde a autora analisa as operações militarizadas de ocupação de favelas. Também destacamos a publicação de dois livros de referência: “Loïc Wacquant e a questão penal no capitalismo neoliberal” (2012) e “Depois do grande encarceramento” (2010 ) em co-autoria com Pedro Abramovay. Nessas obras, a autora explora os nexos que articulam heranças históricas da sociedade brasileira e as transversalidades próprias de um mundo globalizado na definição de estratégias e políticas de segurança. Os problemas discutidos em seus trabalhos recentes têm especial interesse para os pesquisadores que se debruçam sobre a política criminal de drogas, as dinâmicas do encarceramento e da violência policial em São Paulo, sobretudo pelas questões que atravessam a construção dos sentidos da ordem na cidade. Face a estas reflexões que nos interpelam, a socióloga propõe aprofundar a análise crítica do poder punitivo no contexto neoliberal.

 

Profa. Vera Malaguti Batista gentilmente disponibilizou três textos recentes, de sua autoria, que podem servir de base para o debate:

 

Capítulo X e Epílogo:

BATISTA, Vera Malaguti. Introdução Crítica à Criminologia Brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

BATISTA, Vera Malaguti. Adesão subjetiva à barbárie. In: Loïc Wacquant e a questão penal no capitalismo neoliberal. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

 

Clique aqui para visualizar o texto 1.

Clique aqui para visualizar o texto 2.

Clique aqui para visualizar o texto 3.