Qualificação


Inscrição no Exame de Qualificação

Antes da realização do Exame de Qualificação, o aluno deve se inscrever no referido exame, para tanto deve consultar sua "Ficha do Aluno" no Sistema Janus e verificar o "Prazo Máximo para a Inscrição no Exame de Qualificação".

Sabendo de sua data, @ discente deve preencher o "Formulário de Inscrição no Exame de Qualificação" (Clique aqui para baixar o arquivo). Entregar esse documento na secretaria do PPGS de 1 a 2 dias úteis antes do "Prazo Máximo para a Inscrição no Exame de Qualificação", a fim de prevenir contra os possíveis problemas principalmente com relação ao sistema Janus que fica fora do ar esporadicamente. (@ discente pode entregar o documento para inscrição no último dia estabelecido pelo prazo indicado no Janus, entretanto terá de responsabilizar-se pelo seu desligamento caso ocorra algum problema com o sistema ou caso haja qualquer contratempo que não seja de responsabilidade da secretaria.)

 

Atenção! Em caso de perda do prazo de inscrição, o aluno não poderá qualificar e será desligado do PPGS. 

Atenção! Se @ alun@ não cumprir as 8 horas de eventos por semestre até a REALIZAÇÃO do exame de qualificação, não poderá qualificar e será desligad@ do PPGS.

 

A secretaria fará a inscrição do aluno na Qualificação no dia e no momento em que receber o formulário das mãos do aluno. A partir do momento da inscrição do aluno no sistema Janus, na "Ficha do Aluno" aparecerá uma nova data chamada “Prazo Máximo para Realização do Exame de Qualificação”, que será calculada pelo próprio sistema para uma data 120 dias depois, para os que ingressaram em 2012, 2013 e 2014; e 60 dias depois para os ingressantes em 2015 e anos seguintes. O aluno deve realizar seu Exame de Qualificação antes desta nova data. 

 

NÃO É POSSÍVEL PRORROGAR O PRAZO PARA INSCRIÇÃO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO!

 

É importante planejar bem a questão dos créditos a serem cumpridos, caso o prazo de qualificação do aluno esteja prestes a vencer e ele ainda cursa a última disciplina, a fim de concluir os créditos mínimos exigidos, deve verificar que toda disciplina tem sua data inicial e final, que é cadastrada quando as turmas são abertas no Janus. Veja o exemplo abaixo, que é como as disciplinas em curso aparecem na Ficha do Aluno:

Sigla - Nome da Disciplina -  Início  - Término           - Situação
FLM5377- Tradução e Ética: Aspectos Culturais, Políticos e Ideológicos 22/03/2016 13/06/2016 120         Cursando

Utilizando esse exemplo, esse aluno só poderá contabilizar os créditos dessa disciplina,  se o prazo para o exame de qualificação (conforme o estabelecido no Regulamento do Curso) for posterior a 13/06/2016, data final da disciplina.

Se o prazo para a realização do Exame for anterior a 13/06/2016 os créditos não serão contabilizados e o aluno não poderá fazer o Exame de Qualificação, o que provocará o seu desligamento do curso.

 

 

Realização do Exame de Qualificação

 

ORIENTAÇÕES PARA O EXAME

O aluno deve fornecer por email para a secretaria (sociousp@usp.brcom cópia para seu(sua) orientador(a) seguindo o prazo de 20 a 30 dias de antecedência a sua data do Exame de Qualificação as seguintes informações:

O assunto do email deve ser nomeado com as mesmas informações da nomeação do PDF:

Nome - Curso - Exame de Qualificação

Exemplo: Alberto Santos Dumont - Mestrado - Exame de Qualificação

 

 

1-os nomes COMPLETOS d@ orientad@r e d@s 2 outr@s componentes da banca;

2-os emails d@s 2 outr@s componentes da banca;

3-a data e o horário do Exame de Qualificação;

4-nome COMPLETO d@ alun@;

5-número usp d@ alun@;

6-indicar se o curso é de mestrado ou de doutorado;

7-o título do trabalho;

8-o trabalho em PDF 

9-é necessário algum auxílio financeiro para passagem e/ou diárias para algum(a) dos(as) participantes?

10-utilizará Skype ou videoconferência? *

 

*Atenção! Todos devem comparecer presencialmente na unidade para a realização do exame. Em casos excepcionais em que isso não é possível, @s componentes da banca e/ou @ discente podem participar por skype ou videoconferência, entretanto pelo menos um componente da banca, @ presidente da banca ou outr@ componente, deve obrigatoriamente participar presencialmente nas dependências da unidade que abriga o Programa! Pode-se usar a conta de skype d@ orientador(a) ou a d@ discente ou a do PPGS: ppgs_usp.

*No caso de participação remota de um ou mais componentes e @ presidente participando presencialmente, este(a) deverá assinar a ata do exame de qualificação por todo(a)s o(s) participante(s) remoto(a)s. Se @ presidente estiver participando à distância, receberá a ata da secretaria por email e deverá assiná-la por tod@s os membros e devolvê-la imediatamente.  

 

Estas informações servirão para que a secretaria reserve uma sala, do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, e prepare a documentação, entretanto, o trabalho em PDF que irá defender no Exame de Qualificação o aluno deve enviar por email à Secretaria do PPGS neste mesmo email junto com as informações mencionadas, ou, se não for possível, poderá enviar por email até o dia da qualificação.

 

Todas estas decisões o aluno deve tomar com seu orientador. O(a) orientador(a) e @ alun@ são o(a)s responsáveis pelo envio dos trabalhos aos(às) componentes da banca! Caso não tenham como fazê-lo, @ orientador(a) deve solicitar à secretaria o envio.

 

Em aproximadamente uma semana antes da data de realização do exame, a secretaria enviará um email de confimação de agendamento com data, horário, trabalho em PDF e sala do exame de qualificação para @ alun@, para @ orientador(a) e para @s outr@s 2 componentes da banca.

 

A banca usualmente é composta por um(a) professor(a) do departamento, um externo ao departamento e o orientador. Mas a composição é livre, pois além do orientador, pode ser composta de dois da FFLCH ou dois externos. Não necessariamente o  convidado precisa ter vínculo com alguma instituição de ensino, o indispensável é que tenha título de doutor. Não são necessários suplentes.

 

Atenção! Se @ alun@ não cumprir as 8 horas de eventos por semestre até a REALIZAÇÃO do exame de qualificação, não poderá qualificar e será desligad@ do PPGS.

 

Procedimentos após a Realização do Exame de Qualificação

 

Após a realização do exame @ orientad@r entrega as cartas de agradecimento aos componentes da banca e todos assinam a ata prévia, inclusive o aluno. Esta ata deve ser entregue pel@ @rientador à secretaria do PPGS.

Após a entrega da ata prévia, será feita uma ata FINAL e todos os componentes inclusive @ discente assinam novamente!

Para os exames de qualificação nos quais @ discente for reprovado, @ orientad@r deverá fazer um pequeno parecer no verso da ata FINAL, justificando o resultado. O Sistema Janus indicará uma nova data de 120 dias a contar da data da reprovação para realizar a 2ª Inscrição no Exame de Qualificação. Após esta 2ª Inscrição, o Sistema Janus indicará uma data máxima de 60 dias para a Realização do 2° Exame de Qualificação. Caso seja reprovad@ ou não realize o exame, @ discente será desligad@ do PPGS.