Vera Telles


Nome completo: 
Vera da Silva Telles
Formação: 

- Professora Livre Docente.

Email: 
tellesvs@uol.com.br
Linhas de Pesquisa: 

- Classes; conflito e movimentos sociais;
 

Site da Professora

http://www.veratelles.net

 

Temas específicos: 

Cidade e trabalho: espaços, territórios e fluxos urbanos: na interface da sociologia urbana e sociologia do trabalho, procura-se colocar a cidade como  plano de referência para o estudo  das redefinições recentes do trabalho nas suas interações com dinâmicas urbanas, bem como das reconfigurações de territórios e da pobreza urbana. As pesquisas desenvolvem-se em torno dea três eixos principais de investigação: (i) ilegalismos urbanos: as relações hoje redefinidas entre o informal, o ilegal e o ilícito (os mercados ilegais de bens lícitos e ilícitos) e seus modos de inscrição nos espaços e territórios urbanos; (ii) trabalho, mediações urbanas e modos de territorialização; (iii) cartografias políticas da cidade e campos de conflito.  Temas convergentes: práticas ilícitas e violência urbana; formas de vida e práticas urbanas; trabalho e novas formas migratórias; trajetórias sociais e formas de mobilidade urbana. Formas de moradia e segregação urbana.

 

Trajetórias, circuitos e redes urbanas na mundialização: beneficiando-se de um programa de cooperação científica franco-brasileira realizado entre 2007 e 2011 e contando com uma rede ampliada de pesquisadores, pretende-se construir parâmetros descritivos e analíticos que deem conta de um mundo social alterado por uma mobilidade ampliada de populações, de capitais, mercadorias, de informações, de tecnologias e técnicas. As questões são tratadas em torno dos seguintes eixos temáticos: novas formas de produção e circulação de riquezas, e a redefinição das chamadas economias informais em redes transnacionais; novas tecnologias de informação e seus impactos na tramas sociais e modos de sociabilidade afetados pelo que vem sendo definido como “presença conectada”; o deslocamento das fronteiras do legal e ilegal, do lícito e ilícito, a desestabilização de modos estabelecidos de regulação social e emergência de regimes normativos a serem ainda conhecidos. (site: http://www.fflch.usp.br/ds/pos-graduacao/sites/trajetorias/projeto.htm)

Publicações recentes:

AZAIS, C.; KESSKER, G.; TELLES, Vera S.. Ilegalismos, cidade e política. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

CABANES, R; GEORGES, I.; RIZEK, C.; TELLES, V.S. Saídas de emergência: ganhar/perder a vida na periferia de São Paulo. São Paulo: Boitempo, 2011.

TELLES, V. S. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2010.

KESSLER, G.; TELLES, V. S. Ilegalismos na América Latina. Tempo Social Revista de Sociologia da USP, no. 22, vol. 2, dezembro 2010.

HIRATA, D.; TELLES, V.S. Ilegalismos e jogos de poder de São Paulo. Tempo Social Revista de Sociologia da USP, no. 22, vol. 2, dezembro 2010, pp. 39-59.

TELLES, V.S. Nas dobras do legal e ilegal: ilegalismos e jogos de poder. Revista Dilemas, no. 5-6, 2009, pp. 97-126.

TELLES, V. S. Ilegalismos urbanos e a Cidade. Novos Estudos, Cebrap, no.84, 2009, pgs. 152-163.

TELLES, V.S.; HIRATA, D. Cidade e práticas urbanas: nas fronteiras incertas entre o ilegal, o informal e o ilícito. Revista Estudos Avançados, USP, vol. 61, no. 21, 2007.

TELLES, V. S.; CABANES, R. Nas tramas da cidade: trajetórias urbanas e seus territórios. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

TELLES, V. S.. Sociologia da Condição Operária. Dossiê da Revista Tempo Social, São Paulo, v. 18, no. 1, 2006.